Autor: Administrador | E-mail

Próteses penianas
Data: 2/5/2006

O implante de próteses penianas visa conferir rigidez ao pênis, suficiente para a penetração. As próteses penianas como alternativa de tratamento para disfunção erétil datam de 1950. Em 1973, inicia-se a chamada era moderna da prótese peniana. Desde então, tanto as técnicas cirúrgicas para sua implantação quanto o material, confecção e confiabilidade das próteses progrediram muito.

As indicações para o implante de próteses penianas são as seguintes:
1-Doenças vasculares e arterioscleróticas.
2-Diabetes mellitus
3-Cirurgias pélvicas ou perineais radicais.
4-Doença de Peyronie.
5-Radioterapia pélvica.
6-Priapismo.
7-Doenças sistêmicas crônicas.
8-Disfunção erétil que não responde a outras formas de tratamento.

Atualmente, utilizam-se dois tipos de próteses penianas, as semi-rígidas e as infláveis. As próteses semi-rígidas são feitas de uma cordoalha de prata ou aço, envolvida por duas camadas de silicone, o que lhes confere rigidez e maleabilidade. Deixam o pênis em permanente ereção, podendo ser colocado em qualquer posição para facilitar sua ocultação. Suas vantagens são: preço mais acessível (R$ 600,00, em média) que os das infláveis; facilidade de implante; baixa taxa de complicações e alto índice de sucesso; confiabilidade e durabilidade dos implantes. Suas desvantagens são: ocasional dificuldade em ocultá-las e dificuldade em realizar certos procedimentos endoscópicos, caso o paciente os necessite no futuro.
As próteses infláveis são compostas de algumas partes: dois cilindros infláveis; um reservatório para o líquido que infla as próteses; uma bomba e conexões para as diversas partes da prótese. Já existe uma prótese inflável em que todas aquelas partes fundem-se numa única peça. Estas próteses são mais discretas, pois inflam-se ao comando manual do seu portador para a realização do ato sexual e, igualmente, ao seu comando, podem ser desinfladas e discretamente ocultadas. Suas vantagens são a discrição e a imitação do funcionamento fisiológico do pênis. Suas desvantagens são o alto custo (R$ 2000,00, em média) em relação às próteses semi-rígidas e eventual necessidade de outra cirurgia para substituição de algum componente defeituoso, já que são mecanicamente menos confiáveis que as semi-rígidas.
Não existe um tipo de prótese adequada para todos os pacientes. Cada caso deverá ser discutido com o paciente e sua parceira, enfatizando-se os custos, vantagens e desvantagens, riscos e resultados de cada tipo.

Comentário(s):
protese peniana  E-mail
Moro no RJ e gostaria de saber os medicos que colocam esta protese.
quem opera  E-mail
quero se poccivel nome e endereço de quem faz esse tipo de cirurgia em recife
protese  E-mail
gostaria de endereço e telefone para consulta de médico urologista para colocação de prótese. Moro em Niterói - Rio de Janeiro. Obrigado
 
Total de Comentários: 3

 Voltar